A BYD manterá a agressividade no mercado brasileiro em 2024. Após a chegada do compacto elétrico Dolphin Mini em fevereiro e do sedã híbrido plug-in King nos últimos dias, a marca prepara o lançamento do SUV Song Pro já para julho, segundo o colega Marlos Ney Vidal do Autos Segredos .
Segundo a apuração, a marca chinesa, que já trouxe algumas unidades do Song Pro para o país junto do King em um navio próprio , irá oferecer a novidade em duas versões: GL e GS.
O lançamento deve ser oferecido abaixo do Song Plus , que atualmente custa R$ 239.800 e ganhou baterias maiores para a linha 2025 no mercado brasileiro. A expectativa é que o Song Pro seja o SUV híbrido plug-in mais acessível do país . Atualmente, o mais em conta é o Haval H6 PHEV19 , vendido por R$ 229 mil.
Entretanto, a margem para a BYD será muito curta, já que o sedã King custa entre R$ 175.800 e R$ 187.800 e o Song Pro já parte dos R$ 239.800.
O SUV irá compartilhar com o sedã o conjunto de propulsão. Independente da versão, o SUV contará com motor 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv e 13,7 kgfm de torque. A diferença entre as versões fica a cargo do motor elétrico e das baterias.
No King GL , são 179 cv e 32,2 kgfm e baterias de 8,3 kWh de capacidade. Já na opção GS , o motor elétrico rende 197 cv e 33,1 kgfm de torque, com baterias de 18,3 kWh. Combinando os dois motores, a versão de entrada do sedã entrega 209 cv, enquanto a topo de linha chega aos 235 cv.
O alcance em modo elétrico ainda é mistério, visto que nem mesmo o sedã King foi apurado pelo Inmetro.
Em termos de dimensões, o Song Pro mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,71 m de altura e 2,71 m de entre-eixos, tendo tamanho muito próximo do Song Plus .
Visualmente, a novidade não fica muito distante dos demais carros da BYD, se destacando pelos faróis em LED e assinatura prateada com o logotipo da marca, mesmo recurso utilizado em carros mais caros dos chineses. Na traseira, as lanternas e o acabamento prateado na coluna C também mostram uma inspiração em Han e Tan .
Internamente, o design é próximo ao visto no King , e a central multimídia giratória seguirá como principal destaque.
Ainda segundo o site, esse não será o último lançamento da BYD por aqui. Os chineses pretendem, ainda, lançar a picape híbrida Shark e o SUV Yuan Pro , conhecido como “SUV do Dolphin ”, um dos principais carros da marca.