
Lançado em maio de 1980, o Volkswagen Gol ficou em produção por 42 anos e se tornou o carro mais vendido da história do Brasil. O compacto passou por oito gerações e ocupou a liderança do mercado por 27 anos consecutivos, entre 1987 e 2013.
O Gol foi o primeiro carro desenvolvido integralmente pela Volkswagen no Brasil.
Embora o projeto inicial considerasse motor dianteiro com tração traseira, os modelos de produção adotaram desde o início o conjunto com motor e tração dianteiros, solução que se manteria ao longo de toda sua trajetória.
Estreou com motor refrigerado a ar, ganhou versões esportivas e populares, e chegou à era dos motores flex, do turbo e do câmbio automático. Saiu de linha em 2022, com uma edição limitada de despedida.
Nesta reportagem, o Portal iG Carros apresenta mais um capítulo da série "Geração sobre rodas", que revela a evolução dos modelos mais icônicos do mundo automotivo, da primeira à última geração.
Importância histórica
Ao longo de mais de quatro décadas, o Gol foi sinônimo de carro urbano acessível, resistente e versátil.
Foi o primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica, pioneiro entre os 1.0 turbinados e teve edições que marcaram época, como o GT, o GTi e o Last Edition.
Mesmo com as mudanças no mercado, seguiu relevante até o fim da produção e terminou 2022 como o sexto carro mais vendido do Brasil.
Entre os pontos fortes, o Gol sempre se destacou pela robustez mecânica, manutenção simples e ampla rede de assistência. Entre os pontos fracos, recebeu críticas por segurança limitada, especialmente nas versões de entrada, e por manter uma base técnica defasada nos últimos anos.
Primeira geração (1980 - 1994)

A primeira geração do Gol foi lançada em 1980 com carroceria de duas portas e motor 1.3 a ar, herdado do Fusca. A plataforma era a mesma do VW Brasília, com motor longitudinal e tração dianteira.
Nos primeiros anos, o modelo passou por rápidas evoluções e ganhou o motor 1.6 a ar em 1981 e, a partir de 1985, os motores refrigerados a água da linha Passat.
Em 1984, chegou o esportivo GT 1.8, com visual exclusivo e foco em desempenho.
Em 1989, a Volkswagen lançou o GTi, primeiro carro nacional com injeção eletrônica, equipado com motor AP-2000.
A partir de 1990, o Gol começou a oferecer carroceria de quatro portas para mercados de exportação, chegando ao Brasil em 1993.
Esta geração teve também versões básicas de alta produção, como o Gol 1000, que atendeu às exigências de modelos populares da década de 1990. A produção do "Gol quadrado" seguiu até 1994.
Segunda geração (1994 - 1999)

Conhecida como "Gol bolinha", a segunda geração trouxe carroceria completamente nova, com linhas arredondadas e visual mais moderno.
Lançado em 1994, o modelo manteve a plataforma anterior, mas recebeu novos interiores, maior nível de conforto e itens de segurança inéditos para o segmento.
Além das versões básicas 1.0 e 1.6, houve variações com motores 1.8 e 2.0. A GTi sobreviveu com motor 2.0 16V importado, mas teve vida curta.
Já em 1996, a Volkswagen iniciou os testes com motores 1.0 de quatro cilindros, e em 1999 surgiria o primeiro Gol 1.0 Turbo, já na próxima geração.
Foi nesta fase que o Gol consolidou sua posição como carro mais vendido do país, algo que manteria por mais de duas décadas.
Terceira geração (1999 - 2005)

Com mudanças visuais mais profundas, a terceira geração do Gol (conhecida como G3) chegou em 1999 com faróis elípticos, grade redesenhada e novo painel, com acabamento mais refinado. Apesar das melhorias, o modelo ainda usava a plataforma da década anterior.
A principal novidade foi o Gol 1.0 16V Turbo, lançado em 2000, com motor de 112 cv e torque de 15,8 kgfm.
Era o primeiro carro popular turbinado produzido em série no Brasil. Outras versões incluíam o 1.6, 1.8 e 2.0.
Em 2003, o Gol passou a oferecer motor flex. Essa geração também marcou o fim da versão GTi e o início da transição para uma nova era do modelo.
Quarta geração (2005 - 2008)

Apesar do nome, a quarta geração do Gol (G4) era uma reestilização do G3. Lançado em 2005, o modelo trazia novo painel com mostradores centrais e faróis maiores, além de interior mais simples nas versões de entrada.
O Gol G4 seguiu como um dos carros mais vendidos do país, mas já sofria com o envelhecimento da plataforma e a concorrência crescente de modelos mais modernos.
Era vendido com motores 1.0 e 1.6 flex, mantendo o apelo de baixo custo e facilidade de manutenção.
A produção seguiu até 2008, quando a Volkswagen finalmente apresentou um projeto inédito para o Gol.
Quinta geração (2008 - 2012)

Apresentado em 2008, o Gol G5 foi o primeiro com plataforma totalmente nova, baseada na PQ24 do Fox.
Com motor transversal, suspensão redesenhada e novo visual, o modelo oferecia melhor aproveitamento de espaço interno e porta-malas mais amplo. O design frontal lembrava o Polo europeu da época.
As motorizações incluíam os blocos 1.0 e 1.6 da família EA111, com câmbio manual de cinco marchas.
O interior tinha novo painel, iluminação âmbar e melhores encaixes. O Gol G5 foi o primeiro da linha com airbags e ABS como opcionais, antes de se tornarem obrigatórios.
Sexta geração (2012 - 2016)

Em julho de 2012, o Gol passou pela primeira reestilização visual nesta nova fase. A frente adotou traços horizontais mais retos, seguindo a linguagem global da Volkswagen.
Lanternas traseiras foram redesenhadas, e o interior ganhou melhorias no acabamento e no quadro de instrumentos.
O G6 já vinha com airbags e freios ABS de série, em linha com as novas exigências de segurança no Brasil.
Além dos motores 1.0 e 1.6, o modelo oferecia sistema de som integrado e direção hidráulica nas versões intermediárias. Foi nessa fase que o Voyage e a Saveiro também receberam o novo visual.
Sétima geração (2016–2018)

Em 2016, o Gol passou por mais uma reestilização profunda, com mudanças no para-choque, grade, faróis, lanternas e capô. A traseira também recebeu novo layout das lanternas.
Por dentro, o painel foi redesenhado com linhas horizontais, e a central multimídia passou a ser oferecida com espelhamento de celular via MirrorLink e Android Auto.
O motor 1.0 seguia como principal aposta nas versões de entrada, enquanto o motor 1.6 MSI com até 120 cv com etanol ganhava espaço em versões mais completas.
O G7 buscava manter o Gol competitivo frente aos novos compactos, como o Fiat Argo e o novo Chevrolet Onix.
Oitava geração (2018–2022)

Embora não oficialmente chamada de G8 pela Volkswagen, o Gol recebeu sua última atualização visual em 2018, com frente inspirada na Saveiro e ajustes nos acabamentos.
A principal novidade foi a adoção do câmbio automático de seis marchas, associado ao motor 1.6 MSI, o mesmo usado em Polo e Virtus.
Essa configuração visava consumidores que buscavam mais conforto urbano, mas ainda em um modelo compacto e acessível. O Gol automático passou a conviver com as versões manuais até 2022.
A produção foi encerrada com a série especial Last Edition, limitada a 1.000 unidades numeradas, marcando o fim da trajetória do compacto mais vendido da história do Brasil.
Legado
Com 8,5 milhões de unidades produzidas, o Gol é até hoje o carro mais vendido da história do Brasil.
Líder absoluto por 27 anos consecutivos, marcou a vida de milhões de brasileiros e foi símbolo de confiabilidade, praticidade e manutenção acessível.
Mesmo fora de linha, segue presente nas ruas, oficinas e memórias de quem aprendeu a dirigir ou teve seu primeiro carro com um Gol.
Outras reportagens da série
– Fiat Uno: todas as gerações do popular compacto nacional
– Chevrolet Corsa: todas as gerações do icônico compacto
– Volkswagen Kombi: todas as gerações da van utilitária
– Honda Civic: conheça todas as gerações do sedã esportivo
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