Tamanho do texto

Nestes últimos três anos, me diverti bastante com as motocicletas. Saiba quais foram as 15 que mais gostei

Vamos testar a tua idade? Quem lembra aqui da palavra sesquicentenário? Você entenderá o que isso tem a ver com as 15 melhores motos da coluna, mas esse foi um termo que o Brasil aprendeu exatamente no ano de 1972, quando nosso país estava comemorando seus 150 anos de independência da coroa portuguesa.

LEIA MAIS: Primeira avaliação da coluna!

Acho que eu, nos meus 12 anos, assim como o resto dos 90 milhões de brasileiros, curti mais a estranha palavra que entrava em nossas vidas do que propriamente o fato de que o Brasil era uma nação livre, há um século e meio. Sesqui é um prefixo latino que significa um e meio. O que isso tem a ver com as melhores motos ?

É que me toquei, agora que começo a escrever mais uma coluna da Cultura da Motocicleta, que esta é a centésima quinquagésima semana consecutiva que venho aqui mostrar um pouco das máquinas das quais tanto gostamos. Não é o sesquicentenário da coluna, mas algo parecido. “Sesquisemanário”, talvez?

Pouco importa a semântica, contanto que tenhamos uma boa motocicleta para curtir. E resolvi, então, fazer uma retrospectiva para lembrar das 15 mais apaixonantes motocicletas aqui mostradas nestes últimos três anos. A ordem não é cronológica, mas considerando as que mais gostei.

15ª – Honda CBR 1000RR Fireblade

Honda CBR 1000RR Fireblade
Divulgação
A Honda CBR 1000RR Fireblade na pista Velo Città abre a lista das melhores motos!

Coluna nº 99, de 11/06/2018

Testada no Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, SP, essa superesportiva tem sua história de desempenho e sucesso iniciado em 1992, com a primeira CBR RR, a Honda CBR 900RR. Foi a motocicleta que mais me impressionou, quando a pilotei pela primeira vez, há quase 30 anos.
Mesmo extremamente dócil para uma superesportiva de 192 cv, em uma pista a Honda CBR 1000RR Fireblade exige condução especializada para mostrar todo o seu potencial.

LEIA MAIS: Enfim, as novas Honda CBR 1000RR Fireblade

14ª – Yamaha XTZ 150 Crosser

Yamaha Crosser
Divulgação
A Yamaha XTZ 150 Crosser em uma semana de trilhas pela estrada Real

Colunas nº 68 e 139, de 03/11/2017 e 15/03/2019

A aparentemente pequena trail de 150 cm3 me conquistou primeiramente no Tour Interativo promovido pela Yamaha, quando passei uma semana usando e abusando das qualidades da Yamaha Crosser pelas trilhas da estrada Real. Depois fui conhecê-la melhor em trilhas urbanas, constatando que se trata também de uma excelente motocicleta para o uso diário. Parece uma motocicleta maior.

LEIA MAIS: Yamaha XTZ 150 Crosser, para trilhas urbanas

LEIA MAIS: Uma semana de Yamaha 150 Crosser pela Estrada Real

LEIA MAIS: O que há de novo na Yamaha XTZ 150 Crosser da linha 2019. Confira a avaliação

13ª – Ducati XDiavel

Ducati XDiavel
Gabriel Marazzi
Difícil é pilotar a Ducati XDiavel sem abusar do acelerador

Coluna nº 57, de 17/08/2017

Essa estranha motocicleta, que me lembra a futurista pseudo-moto do Kaneda, do mangá Akira, de 1982, nos fornece uma diversão anormal. Um tanto desengonçada para fazer curvas, ela compensa pela brutal aceleração e pelo ronco metálico do escapamento, mais o ruído típico de uma autêntica máquina italiana trabalhando. Detalhe: difícil pilotar devagar, sem acelerar muito por qualquer motivo.

LEIA MAIS: Ducati XDiavel: um escândalo!

12ª – Yamaha MT-09

Yamaha MT-09
Divulgação
A Yamaha MT-09 Tracer, apelo aventureiro e agilidade de naked média


Coluna nº 43, de 12/05/2017

A probabilidade de qualquer um se apaixonar por uma Yamaha MT-09 é muito grande. Estúpida na aceleração, ágil na mudança de trajetória e com um ronco tricilíndrico especial, essa naked/funbike tem dupla personalidade, já que, incorporando uma carenagem fixa e malas laterais, se transforma na Tracer, uma aventureira sem nada a dever às big trail. Uma autêntica crossover. A Yamaha MT-09 2020 já chegou e logo vamos experimentá-la. A versão Tracer 2020 está a caminho.

LEIA MAIS: Yamaha MT-09: duas versões para quem gosta de adrenalina

11ª – Honda CB 1000R

Honda CB 1000
Divulgação
Seu visual retrô é bastante ousado e agrada os motociclistas exigentes


Coluna nº 143, de 12/04/2019

A chegada da Honda CB 1000R causou furor. Quem esperava uma retrô de verdade, como a Honda CB 1100RS apresentada em 2017 no Salão Duas Rodas, se decepcionou um pouco, mas os motociclistas menos vintage estão curtindo a nova naked quadricilíndrica de montão. Produzida na fábrica de Manaus, AM, a CB 1000 Neo Sports Café tem visual ousado e desempenho de streetfighter.

LEIA MAIS: Honda CB 1000R Neo Sports Café: aceleramos o modelo com mais de 140 cavalos

10ª – Kawasaki Versys 1000

Kawasaki Versys
Guilherme Marazzi
A Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer, com três malas e muita disposição para viajar


Coluna nº 18, de 16/11/2016

Depois das big tourer, as big trail aventureiras são as melhores motocicletas para longas viagens, com a vantagem de enfrentar caminhos difíceis, além do bom asfalto. A Kawasaki Versys 1000 é um ícone nesse aspecto, com seu motor de quatro cilindros em linha de 120 cv e uma suavidade extraordinária de condução, além de uma estabilidade acima da média para esse tipo de motocicleta. A versa com malas é a Kawasaki Versys 1000 Grand Tourer.

LEIA MAIS: A vingança da Kawasaki Versys 1000

9ª – KTM 390 Duke

KTM 390 Duke
Guilherme Marazzi
A KTM 390 Duke é leve, ágil e potente. Visual colorido que atrai os jovens



Colunas nº 112 e 97, de 07/09/2018 e 25/05/2018

A KTM 390 Duke, que está em sua segunda geração, me agradou desde a primeira. Apesar de um tanto mirrada para meu tamanho, é uma motocicleta 100% diversão, com um motor monocilíndrico de 373,2 cm3 e 44 cv que fazem a alegria em um circuito fechado e bastante virado. É leve e ágil o suficiente para trafegar pela cidade, porém é preciso segurar os ímpetos de manter o motor lá em cima. O visual bem chamativo é outra de suas boas características.

LEIA MAIS: Nova KTM 390 Duke alia diversão à versatilidade

LEIA MAIS: Mais adrenalina na segunda geração da extravagante KTM 390 Duke

8ª – Harley-Davidson Fat Bob

Harley Davidson FatBob
Divulgação
Esta é a Harley-Davidson Fat Bob 114, que também está disponível com o motor 107

Coluna nº 73, de 08/12/2017

A grande surpresa da linha 2018 da Harley-Davidson foi a compacta Fat Bob, que ao passar da família Dyna para a família Softail se tornou uma motocicleta memorável. É a mais ágil das Harley, com direito a suspensão dianteira de garfo invertido e estabilidade superior. O visual dark é outra de suas características, assim como o ronco do escapamento 2-1-2.

LEIA MAIS: A Harley-Davidson Fat Bob mudou (muito) para melhor. Saiba mais detalhes

7ª – Ducati Monster 1200S

Ducati Monster
Divulgação
Na pista do haras Tuiuti, a Ducati Monster 1200S surpreendeu



Coluna nº 67, de 27/10/2017

O visual musculoso da Ducati Monster 1200S não é o seu melhor atributo. Desde 1993, quando se iniciou a saga Monster, as motocicletas dessa família ficaram notórias por esse visual, mas nesta última atualização ela ganhou leveza e agilidade. E menor preço, já que passou a ser produzida no Brasil, na fábrica da marca em Manaus, AM. O melhor da Monster, no entanto, é a versatilidade, já que pode ser utilizada tanto esportivamente quanto em um passeio pela cidade, com garupa e tudo mais.

LEIA MAIS: A Ducati Monster 1200S está melhor e mais em conta que nunca

6ª – Kawasaki Z1000R Edition

Kawasaki Z1000R
Divulgação
Streetfighter na essência: visual e comportamento se completam na Kawa Z1000R Edition

Coluna nº 144, de 19/04/2019

Impossível não comparar qualquer streetfighter atual com a rainha do segmento, a Kawasaki Z1000R. A versão avaliada é a Edition, que tem a mais o freio dianteiro Brembo e o amortecedor traseiro a gás regulável da Öhlins. Visualmente essa edição especial pode ser reconhecida pelas faixas amarelas esverdeadas na carenagem frontal e nas laterais. A pilotagem é especialmente agradável, em quaisquer circunstâncias, em especial de forma mais esportiva.

LEIA MAIS: Kawasaki Z1000R Edition, a  "streetfighter" com motor de 142 cavalos

5ª – Honda GL 1800 Gold Wing

Honda Gold Wing
Guilherme Marazzi
Trata-se da terceira moto mais cara do Brasil, entre as legalizadas para rodar nas ruas


Coluna nº 149, de 24/05/2019

Ainda não avaliei oficialmente a rainha da estrada, a Honda GL 1800 Gold Wing, mas umas voltinhas com ela durante a eleição do Moto Premium 2019 confirmaram o que eu desconfiava e que o mundo inteiro está falando: a motocicleta é realmente sensacional. Em duas versões, a Tour, com baú traseiro e câmbio automático de sete marchas, e a bagger, sem o baú e com câmbio convencional de seis marchas. Se a Gold Wing anterior já era de babar, imagine esta, toda nova e com tecnologia ainda mais avançada.

LEIA MAIS: Três motocicletas que atraem a atenção de todos

4ª – Triumph Bonneville Street Scrambler

Triumph Street Scrambler
Guilherme Marazzi
Incrivelmente ágil, leve, suave, confortável e seu ronco musical faz a cabeça dos entusiastas!

Coluna nº 49 e 53, de 23/06/2017 e 21/07/2017

Uma frase que saiu da minha boca já foi ouvida em muitos outros locais: “se eu tivesse que ter uma só motocicleta, essa seria a Triumph Scrambler!”. Sua aparência retrô pode esconder um pouco as suas habilidades, mas na verdade a Scrambler é incrivelmente leve, ágil, suave, confortável e gostosa de ser pilotada, tudo isso ao mesmo tempo. E com a vantagem do vigor e do ronco do motor bicilíndrico de 900 cm3, bem mais suave e progressivo que o motor maior, de 1.200 cm3. Versatilidade total.

LEIA MAIS: Conheça as novas motos Triumph Bobber & Street Scrambler

LEIA MAIS: Triumph Street Scrambler, para enfrentar trilhas urbanas

3ª – Kawasaki Z900RS

Kawasaki Z900RS
Divulgação
A Kawasaki Z900RS e a original, de 1972, a Kawasaki Z1 ou Z900

Coluna nº 72 e 123, de 01/12/2017 e 23/11/2018

Rodei com a minha eleita melhor motocicleta do Salão Duas Rodas de 2017 em duas ocasiões, a primeira “roubada” após a mostra, só para uma voltinha, e depois que ela foi lançada oficialmente, quase um ano depois. A Z900 Retrô Sport me assombrou, ainda no salão, por adotar tanque e rabeta quase do mesmo formato e nas mesmas cores que consagraram a motocicleta original, a Kawasaki Z1 de 1972. Olhando, é uma motocicleta retrô, pilotando, é uma naked bastante atual.

LEIA MAIS: Chegou a hora de experimentar a Kawasaki Z900RS, de estilo retrô

LEIA MAIS: Uma volta ao passado com a Kawasaki Z900RS

2ª – BMW S 1000XR

Guilherme Marazzi
Guilherme Marazzi
A BMW S1000XR roubou da Kawasaki Versys 1000 a minha primeira preferência


Coluna nº 10, de 21/09/2016

Derivada da top das top superesportivas, a BMW S1000RR , a S1000XR é quase a mesma motocicleta, só que mais alta, com guidão alto e com posição super confortável para o piloto. Mesmo com 40 cv a menos no seu motor de quatro cilindros (são 160 cv), a aventureira da BMW pode ser considerada uma superesportiva para todas as ocasiões, já que consegue tirar o fôlego de quem se atreve a abrir o gás com vontade. É impressionante.

LEIA MAIS: Da evolução à perfeição, esta é a BMW S 1000 XR. Confira a avaliação

1ª – ???????????

Honda VFR
Arquivo pessoal
Essa Honda VFR com motor V4 era fantástica em sua época, mas não é a número 1

Coluna nº 151, de 07/06/2019

A número 1 no meu ranking das melhores motos foi eleita esta semana. Eu já estava montando a 150ª coluna da Cultura da Motocicleta com quando tive a ideia de montar este ranking, de forma que a vencedora vai ficar para a próxima semana. Dica: é uma motocicleta que já está há algum tempo no mercado porém eu ainda não havia experimentado. E não é essa Honda VFR da foto. Está claro que gostei demais dela, apesar de seu radicalismo. Suspense até a 151ª coluna. Até lá.