Trazer os valores e princípios de uma marca de luxo para seus modelos mais acessíveis é um desafio e tanto. Nem sempre as fabricantes conseguem executar essa missão com êxito, mas a Volvo está apostando no EX30 para ser o carro-chefe da marca, trazer mais clientes e mostrar que o luxo pode ser “acessível”.
Apresentado no Brasil em setembro do ano passado , o EX30 agora chega finalmente às lojas da marca sueca, custando entre R$ 229.950 e R$ 293.950 . Isso significa que a novidade é R$ 113 mil mais em conta que o Volvo XC40 , a opção até então mais acessível da marca no Brasil.
Além disso, o EX30 chega mais acessível que BYD Yuan Plus , Renault Megane E-Tech , dois crossovers elétricos que acabam são rivais naturais do sueco, que compete ainda com versões intermediárias do Jeep Compass - sendo mais acessível que cinco delas - e custando um pouco a mais que Toyota Corolla Cross híbrido e Volkswagen Taos e até Honda ZR-V .
Além disso, em comparação com marcas premium, o EX30 custa, em três opções, menos que o Audi A3 (R$ 287.990) e supera, em toda a gama, o BMW X1 (R$ 299.950), os modelos de entrada das alemãs no Brasil.
Como o Volvo EX30 custa esse preço?
Para trazer o EX30 a um preço competitivo, a Volvo precisou fazer concessões. Naturalmente, a ideia dos suecos era de que o EX30 fosse acessível, portanto, o modelo é o menor Volvo já produzido, medindo 4,23 metros de comprimento; 1,83 m de largura, 1,55 m de altura e 2,65 m de entre-eixos. A distância entre as rodas é exatamente a mesma do Volkswagen T-Cross , por exemplo.
O processo de produção também conta. De propriedade da chinesa Geely , o EX30 é produzido na fábrica de Zhangjiakou, na China , o que reduz os custos de produção.
Além disso, o modelo aposta em uma linguagem minimalista de design e traz somente uma tela no centro do interior, por exemplo.
Como é o EX30?
Externamente, o EX30 traz elementos já vistos no EX90 , apresentado oficialmente no fim de 2022. Os faróis são full-led e contam com o formato em T horizontal. A dianteira é muito limpa, contando com duas pequenas entradas de ar na base do para-choque.
Na lateral, as rodas se destacam, bem como o contorno arredondado nos para-lamas. Na base das portas, o modelo traz um acabamento em plástico.
Na traseira é possível observar que as lanternas trazem o tradicional formato utilizado pela Volvo, mas contam com um desenho diferenciado. Agora, as lanternas são em duas peças, uma superior, na altura do vidro, e outra no centro da tampa de porta-malas. O design também é bem simples e limpo, podendo ser considerado até mesmo minimalista.
Minimalismo é a palavra que manda no interior do EX30 . Talvez inspirado pelos modelos da Tesla , o EX30 conta apenas com uma tela de 12,3 polegadas no centro do console. À frente do volante está somente o sensor infravermelho que monitora o olhar do motorista.
A tela é dividida em três partes. A primeira mostra as informações vitais para a condução como velocidade, nível de bateria, posição do câmbio e a posição do carro em relação à faixa da rodovia. A parte central conta com o mapa, enquanto na base ficam comandos mais utilizados pelo condutor e os comandos rápidos abaixo.
A ideia da Volvo é que o EX30 atenda clientes com faixa etária entre 18 e 44 anos, talvez, até por isso, esse design minimalista e focado em uma experiência próxima a de smartphones.
Inclusive, o sistema utilizado pela central multimídia utiliza o sistema nativo Android e pode ser sincronizado com a conta do Google do proprietário. O modelo traz conexão 5G com quatro anos de internet sem custos e sem limites para o proprietário do veículo.
Sustentabilidade
Quem conhece a Volvo , sabe que a marca é focada em sustentabilidade . No caso do EX30 , 25% do alumínio utilizado na estrutura do modelo é reciclado, bem como 17% dos plásticos e do aço presentes no modelo estão em sua segunda vida.
Além disso, 30% das peças de decoração contam com plástico reutilizado e de origem renovável. O revestimento dos bancos conta com jeans e linho reciclado, bem como uma mistura de lã que conta com cerca de 70% de poliéster reciclado.
Segundo a Volvo , o EX30 é o seu modelo com a menor pegada de carbono em sua história. Segundo estimativas dos suecos, rodando cerca de 200 mil km, o condutor conseguirá neutralizar o carbono gerado para a produção da sua unidade.
Motorização
100% elétrico , o EX30 é equipado com apenas um motor, posicionado no eixo traseiro, que oferece 272 cv de potência e 34,9 kgfm de torque e aceleração de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos na versão core e 5,3 segundos nas demais opções.
Autonomia
Segundo o Inmetro , é possível rodar 250 km com a versão Core, enquanto com as demais variantes o alcance sobe para 338 km.
Essa diferença é por conta do pacote de baterias, que é de 51 kWh, enquanto nas demais, com maior alcance, o pacote oferece 69 kWh.
Além do alcance e aceleracao menor, a bateria de 51 kWh é produzida com Litio Fosfato de Ferro (LFP), o que garante um custo menor, ao contrário das baterias de Níquel, Cobalto e Manganês (NCM), dos modelos mais caros e com mais alcance.
Segurança
Por se tratar de um Volvo , é claro que o EX30 está bem equipado com itens de segurança.
De série, são seis airbags, assistente de velocidade, alerta de saída de faixa, alerta de abertura de portas, alerta de tráfego cruzado frontal e traseiro com frenagem automática, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência, assistente automático de estacionamento (somente na versão Ultra), piloto automático adaptativo (pilot assist), entre outros.
Preços e versões
O Volvo EX30 estreia no Brasil com preços a partir de R$ 229.950 na opção Core, R$ 249.950 para a opção Core com bateria maior, R$ 277.950 na versão Plus e R$ 293.950 na versão Ultra. Confira os itens de série de cada versão:
Core :
Rodas 18”
6 airbags
Frenagem de emergência com detector de ciclista e pedestres
Chave por cartão
Pilot Assist
Core com alcance extendido :
Baterias 69 kWh.
Plus
:
Rodas 19”
Som Premium Harman Kardon
Carregador de celular sem fio
Ar-condicionado de duas zonas
Iluminação interna
Abertura elétrica do porta-malas
Ultra
:
Rodas 20”
Teto solar panorâmico
Bancos com ajustes elétricos
Câmera 360°
Park Pilot Assist