Jeep Compass 4xe foi o primeiro carro híbrido da Stellantis no Brasil
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Jeep Compass 4xe foi o primeiro carro híbrido da Stellantis no Brasil

A Stellantis confirmou que irá realizar a produção de carros híbridos no Polo Automotivo de Goiana , Pernambuco. Segundo o comunicado, os primeiros híbridos nacionais da marca serão produzidos pela unidade e estão programados para chegar ao mercado já no ano que vem.

Atualmente, a fábrica em Goiana é responsável pela produção da Fiat Toro , Jeep Compass , Renegade e Commander , além da Ram Rampage . O comunicado afirma que os primeiros veículos do grupo a adotarem a tecnologias Bio-Hybrid , serão produzidas pela unidade nordestina, inaugurada em 2015.

Essa tecnologia permite motorizações híbridas convencionais e plug-ins , além do sistema BSG (Belt Starter Generator), que consiste em um gerador acionado por correia que alimenta uma bateria de 48V que consegue manter o veículo em funcionamento em situações onde o motor a combustão pode ser desligado.

Grand Cherokee 4xe é o lançamento mais recente da Jeep da Jeep e conta com tecnologia híbrida plug-in
Divulgação/Jeep
Grand Cherokee 4xe é o lançamento mais recente da Jeep da Jeep e conta com tecnologia híbrida plug-in

Até agora, a única marca da Stellantis que conta com carros híbridos é a Jeep , que oferece o Compass 4xe  e o  Grand Cherokee (ambos híbridos Plug-in), mas eles são importados. Se fosse produzido localmente, o Compass 4xe poderia ter preço mais próximo de rivais chineses, exemplo do Haval H6 , que parte de R$ 269 mil na versão plug-in, enquanto o Compass 4xe custa R$ 347.300

Mas a maior possibilidade é começar a produção por sistemas híbridos mais simples.

Com a chegada das novas tecnologias, a Stellantis irá ampliar seus fornecedores. A marca estima que seus parceiros instalados somente no estado de Pernambuco, subam de 38 para 100.

Além da fabricação da motorização híbrida, o Software Center, localizado em Recife, é responsável pela produção dos sistemas eletrônicos utilizados pelos veículos da Stellantis no Brasil e em outros mercados do exterior. O Polo de Goiana ainda possui parcerias com universidades da região para desenvolver a eletrônica embarcada e a conectividade dos veículos, com foco nas tecnologias de assistência ao condutor.

Com a confirmação de Goiana, a Stellantis terá todas as suas fábricas brasileiras - Betim (MG) e Porto Real (RJ) - produzindo versões híbridas de seus modelos. Uma versão 100% elétrica de algum modelo da marca ainda não foi confirmada, mas deve estar nos planos da fabricante.

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