A principal ofertante de carros híbridos no Brasil é a Toyota , que iniciou a adoção da eletrificação de sua frota com a chegada do Prius e foi, inclusive, a primeira a produzir nacionalmente carros com essa motorização. Agora, os planos da marca incluem a produção local das baterias deste sistema, o que pode baratear seus modelos.
Em entrevista coletiva no anúncio da construção de uma nova fábrica em Sorocaba , que passa a receber toda a produção da marca no país, o presidente da Toyota no Brasil, Evandro Maggio , declarou que a nacionalização do sistema híbrido será chave para o futuro da marca japonesa, que pretende aumentar o volume de vendas.
No caso dos carros híbridos e elétricos , a bateria é o componente mais caro de todo o veículo. Uma eventual produção local excluiria os custos de frete e de importação das baterias, além de diminuir a dependência de fatores externos, que podem impactar nesse transporte.
Dentro de dois anos, a Toyota planeja quase que dobrar sua capacidade produtiva e entre seus próximos lançamentos está um SUV compacto, o Yaris Cross, que terá motorização híbrida . Rumores apontam ainda para a produção de uma picape baseada no Corolla Cross e que, assim como o SUV , terá o mesmo sistema híbrido utilizado pelo Corolla .
Segundo o Auto indústria , a Toyota planeja eletrificar toda a sua linha no Brasil. Atualmente, a Hilux não conta com eletrificação, mas é questão de tempo, já que o modelo já é oferecido em outros mercados . Restaria somente a linha Yaris , que ainda não teve seu futuro decretado, mas deverá ser substituída em breve.
Em outros mercados da América do Sul, a Toyota já comercializa o Yaris produzido na plataforma DNGA , a mesma utilizada pelo Yaris Cross . Essa base é uma versão mais simples da que Corolla e Corolla Cross utilizam, chamada de TNGA . Essa nova base permitirá a eletrificação da linha Yaris e, consequentemente, de toda a gama da Toyota no Brasil.
Esse movimento será o mesmo já feito em outros mercados. Nesta semana, a Toyota anunciou que todos seus modelos vendidos na Nova Zelândia contariam com motorização híbrida , com exceção dos utilitários e da linha esportiva Gazoo Racing .