Se uma categoria ainda oferece (minimamente) uma oposição aos SUVs compactos, estes são os sedãs médios. Além de mais espaçosos, elegantes e luxuosos, também asseguram mais diversão para quem estiver sentado no banco do motorista. A versão manual do Honda Civic, ou o antigo Jetta 2.0 TSI não deixam mentir. Mas além do prazer ao dirigir também existe o lado racional dos sedãs médios, que também podem ser carros que gastam menos combustível na comparação com os SUVs. Qual seriam os sedãs médios mais econômicos?
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Para dar uma forcinha a você que abandonou a ideia de comprar um SUV compacto, a reportagem do iG Carros elege os cinco sedãs médios mais econômicos vendidos no Brasil, sempre conforme os testes laboratoriais realizados pelo Inmetro. Vale dizer também que pautamos o nosso ranking a partir do consumo médio com apenas gasolina no tanque. Acompanhe a lista.
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5 - Ford Focus 2.0 Fastback - média de 11,3 km/l com gasolina
Os sedãs médios continuam fazendo frente aos SUVs compactos, mas isso custou algumas baixas. Já está confirmado que, em breve, não contaremos mais com o Ford Focus Fastback no mercado brasileiro. Tanto por aqui quanto no resto do mundo, a marca americana irá focar em uma linha mais completa de SUVs para manter a competitividade.
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Quem apostar no Focus Fastback terá um bom motor 2.0, de 178 cv e 22,5 kgfm a 4.500 rpm, aliado ao câmbio de dupla embreagem Powershift, de seis marchas. Andando na cidade, o carro será capaz de aferir 9,7 km/l com gasolina, subindo para 13 km/l na estrada. Com etanol, os números caem para 6,7 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Na versão 2.0 básica, o modelo da Ford custa R$ 89.990.
4 - Honda Civic 2.0 EX - média de 11,7 km/l com gasolina
O Honda Civic 2.0 conta com uma versão manual que é mais em conta, divertida e bebe menos combustível que o modelo EX. Mas como ela corresponde a algo entre 1% e 5% do mix de vendas do sedã, optamos por considerar o modelo com câmbio CVT, que simula sete velocidades. Trata-se de um modelo intermediário, que ainda dispensa o turbinado 1.5 das versões mais caras, como a Touring.
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Na configuração EX, o Civic vem equipado com o motor 2.0 aspirado, de 155 cv a e 19,5 kgfm a 4.800 rpm. De acordo com os testes do Inmetro, o Civic é capaz de aferir 10,5 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, com gasolina. No etanol, os números vão para 7,2 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada. Parte de exatos R$ 99.900, com airbags frontais, laterais e de cortina entre os itens de segurança.
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3 - Toyota Corolla 1.8 GLi - média de 12,3 km/l
Não muito acima do Civic, surge o seu principal rival. O Toyota Corolla tem sido um verdadeiro pesadelo para os outros sedãs médios do Brasil, chegando a vender mais que alguns concorrentes no ano inteiro em apenas um mês. Mesmo contando com motor 2.0 nas versões mais caras, o seu grande trunfo no que diz respeito ao consumo de combustível é a unidade 1.8.
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O motor 2.0 do Corolla entrega honestos 144 cv de potência e 18,4 kgfm de torque a 4.800 rpm, com câmbio CVT, que simula sete marchas. De acordo com o Inmetro, o modelo faz 11,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, com gasolina. Os números vão para 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l em circuito rodoviário com etanol. O Corolla mais em conta parte de R$ 90.990 e garante bom custo-benefício.
2 - VW Jetta 1.4 Highline - média de 12,4 km/l na gasolina
O novato de nossa lista é o novo Jetta , que acabou de sair do forno com novo visual. Para a linha 2019, a VW optou por descontinuar o modelo Highline 2.0 TSI que era uma das poucas opções de sedãs esportivos do mercado. Restou o modelo 1.4 TSI que, apesar de não ser tão divertido quanto o modelo anterior, garante bons números de consumo.
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O motor 1.4 TSI rende 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque a 1.400 rpm e funciona com câmbio automático de seis marchas A nova carroceria, por outro lado, melhorou o seu arrasto aerodinâmico e melhorou o consumo, conforme o Inmetro. Agora, são 10,9 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, com gasolina. Se tiver apenas etanol no tanque, o consumo muda para 7,4 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, ainda conforme o Inmetro. O novo sedã da VW parte de R$ 109.990, sendo o mais caro de nossa lista.
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1 - Chevrolet Cruze 1.4 LTZ - média de 12,6 km/l
Fechamos o ranking com o modelo mais econômico da categoria. A presença de VW Jetta e do Chevrolet Cruze entre as melhores colocações também mostra o fenômeno dos motores com cilindrada relativamente baixa, turbinados, que são mais potentes e econômicos que os aspirados. Feito na Argentina, o Cruze costuma ocupar a terceira colocação entre os modelos mais vendidos, atrás de Honda Civic e Toyota Corolla.
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O destaque entre os sedãs médios mais econômicos do Brasil vem equipado com o conhecido 1.4 turbo, de 153 cv e 24,5 kgfm a 2.000 rpm, sempre com câmbio automático de seis marchas. O consumo fica na casa dos 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, com gasolina. O rendimento com etanol está na média da categoria, com 7,6 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.