Fiat Strada vende quase 3 vezes mais que a Saveiro, provando que a segunda geração deu nova vida para a picape.
Carlos Guimarães
Fiat Strada vende quase 3 vezes mais que a Saveiro, provando que a segunda geração deu nova vida para a picape.

O segmento de picapes vem crescendo muito nos últimos anos, em um movimento que não é exclusivo do Brasil. Por aqui, o mercado vem sendo aquecido pela Fiat Toro  e pela  Strada , que ganharam a nova Chevrolet Montana  como uma forte rival entre as picapes multiuso, ou seja, que não são exclusivamente pensadas para o trabalho.

Enquanto a Montana não está nas lojas (chegará no fim de fevereiro), a Strada segue liderando com bastante folga o segmento de picapes no Brasil, vendendo mais do que o dobro da Toyota Hilux .

Fiat Strada - 7.000 unidades

Versões de cabine simples entregam mais capacidade de carga, ideal para o trabalho urbano ou rural, enquanto versões de cabine dupla servem para uso misto
Carlos Guimarães/iG
Versões de cabine simples entregam mais capacidade de carga, ideal para o trabalho urbano ou rural, enquanto versões de cabine dupla servem para uso misto

O sucesso da Strada se dá por conta da versatilidade do modelo. Com versões cabine simples e dupla, a picape de entrada da Fiat pode ser utilizada para o trabalho pesado, mas também por uma família que precisa de espaço interno e externo. Apesar do interior da picape ser do Mobi, consegue acomodar 4 pessoas de estatura média tranquilamente.

Toyota Hilux - 3.435 unidades

Toyota Hilux Conquest traz visual ainda mais robusto e invocado para a picape, que ainda tem versão com acessórios da divisão Gazoo Racing
Divulgação/Toyota
Toyota Hilux Conquest traz visual ainda mais robusto e invocado para a picape, que ainda tem versão com acessórios da divisão Gazoo Racing


Quando se pensa em picapes médias  no Brasil, a Hilux é uma das mais populares, pela robustez e confiabilidade que a Toyota passa aos consumidores e também pelo nome já consolidado no país. A japonesa está disponível em carroceria Chassi, Cabine Simples e Cabine Dupla, com motores Flex e Diesel.

Fiat Toro - 3.281 unidades

Fiat Toro é modelo importantíssimo para a Fiat e serviu de base para desenvolvimento de SUVs da marca, ao contrário de seus rivais
Divulgação
Fiat Toro é modelo importantíssimo para a Fiat e serviu de base para desenvolvimento de SUVs da marca, ao contrário de seus rivais

A corresponsável pelo surgimento do nicho de picapes derivadas de SUV/Crossovers no Brasil mantém bons números de vendas, apesar de uma queda de pouco mais de 1.000 unidades em relação ao mês passado.

Volkswagen Saveiro - 2.714 unidades

VW Saveiro só tem opção de cabine estendida ou simples, o que denuncia idade do projeto. Conceito Tarok pode ser um substituto, mas só deve chegar em 2025.
Divulgação
VW Saveiro só tem opção de cabine estendida ou simples, o que denuncia idade do projeto. Conceito Tarok pode ser um substituto, mas só deve chegar em 2025.

Após o fim da produção do Gol , a Saveiro é o único modelo da Volkswagen derivado da antiga plataforma que segue em produção. Apesar de ser um projeto antiquado - é a mesma plataforma desde 2010 - a Saveiro resiste ao tempo e ao avanço das rivais Strada, que agora é um utilitário mais multiuso, e Montana , que se tornou uma picape maior, para brigar também com a Toro .


Chevrolet S10 - 2.039 unidades

S10 irá receber companhia de Montana e Silverado ainda este ano no line-up da Chevrolet
Divulgação
S10 irá receber companhia de Montana e Silverado ainda este ano no line-up da Chevrolet

A S10 encerra o top 5 de picapes com mais que o dobro da Ford Ranger , uma de suas eternas rivais do mercado nacional. A S10, em janeiro, vendeu mais do que Nissan Frontier , Mitsubishi L200 , e Volkswagen Amarok  somadas.

Curiosidades do ranking

Curiosamente, o ranking da Fenabrave já registra a Nova Montana , que chegará no fim de fevereiro aos concessionários. As 90 unidades emplacadas devem ser reservadas à frota de imprensa e veículos de test-drive dos lojistas ou até mesmo uso interno da Chevrolet.

Outro veículo curioso é o Hummer EV , que emplacou três unidades em janeiro, apesar de não ter carroceria especificada, já que o veículo é oferecido em SUV ou Pick-up . As unidades emplacadas são da versão Edition 1, a topo de linha, que custava 112.595 dólares (R$ 585.403 em conversão direta) no lançamento. Segundo o site da marca, o utilitário está com pedidos suspensos até 2024.

A picape Hummer terá três motores elétricos que geram potência de 1000 cv
Divulgação
A picape Hummer terá três motores elétricos que geram potência de 1000 cv


O Hummer EV é a primeira picape 100% elétrica da Hummer e tem funções bem curiosas. O teto é dividido em quatro peças que podem ser removidas, e ainda conta com o “modo de extração”, que eleva a suspensão em 15 cm para ajudar a atravessar obstáculos. A maior curiosidade é o “modo caranguejo”,  que permite que as rodas traseiras entrem em ângulo de 10º para permitir o deslocamento diagonal. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!