O mercado de sedãs zero km não é nada animador para quem gosta do segmento, já que as marcas lançam mais SUVs do que os tradicionais três volumes. Porém, o mercado de usados segue bem aquecido.
A Mobiauto realizou uma pesquisa de preços dos principais sedãs do mercado nacional, envolvendo os segmentos mais básicos, mas também contemplando veículos premium. A pesquisa foi coordenada pelo economista Sant Clair de Castro Jr, que também é CEO da plataforma.
A comparação utilizou somente veículos de ano/modelo 2021 e 2022, e confrontou os preços praticados no primeiro semestre de 2022 com o primeiro semestre de 2023.
O segmento segue dominado pelos compactos, mas os médios japoneses ainda se mostram os melhores negócios pelo ponto de vista financeiro.
Na lista da Mobiauto , cinco modelos valorizaram de 2022 para 2023, sendo dois deles da Chevrolet, dois da Fiat e um da Ford. O modelo que mais valorizou ( 2,04% ) foi o Onix Plus LTZ 1.0 turbo 2022, que agora custa, em média, R$ 88.670,35. Valor próximo à mesma versão do modelo, mas com ano-modelo 2021, que custa R$ 84.104,79, apresentando uma valorização de 0,34% .
“Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 5 ou 6%, nós encontraremos cerca de metade dos sedãs abaixo desse patamar. Ou seja, apesar de o segmento estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, o segmento de seminovos continua aquecido”, esclarece Sant Clair de Castro Jr.
“Maior prova disso é que, além do Onix Plus, os dois Fiat Grand Siena pesquisados conseguiram ganhar preço no último ano. E é um carro fora de linha. Quer maior prova de como esse segmento está aquecido?“, completa o economista.
Apesar de fora de linha, o Fiat Grand Siena Attractive 1.4 valorizou 1,24% e custa R$ 60.904,79, enquanto a versão com motor 1.0 do mesmo veículo custa R$ 56.831,38, apresentando variação positiva de 0,31%.
O economista aponta também a baixa desvalorização do Hyundai HB20S , um dos poucos exemplares fora das principais marcas do segmento de sedãs de entrada que conseguem se estabelecer entre os melhores negócios.
“O resultado é transparente: dos dez mais, o modelo da marca de origem sul-coreana fecha a nona e a décima posições. E o melhor: com versões de motor 1.0 e 1.6. Na prática, ele é muito bem cotado”, diz Castro Jr.
Entre os 10 piores, o Volkswagen Voyage se destaca. O sedã derivado do Gol emplaca três versões entre as que mais desvalorizam. A versão 1.0 MPI (2022) perdeu 14,38% de valor de mercado, seguido da versão 1.6 MSI (2022), que desvalorizou 13,26%, enquanto a versão 1.6 automática, também 2022, caiu 11,51%, perdendo quase R$ 10 mil de valor de mercado.
O Voyage saiu de linha no início de 2023, entretanto, o Grand Siena não é mais fabricado desde o fim de 2021. O economista acredita que o mesmo efeito pode acontecer com o Voyage.
“Se observarmos o que houve com o Grand Siena, que se despediu em dezembro de 2021, e hoje já está muitíssimo bem cotado, arrisco dizer que esse poderá ser o futuro do sedã da Volks. Mas fica claro que, agora, não é hora de vendê-lo. Mas pode ser hora de comprá-lo”, explica. Veja os dez piores:
Vale destacar também a desvalorização 11,01% do Toyota Corolla Altis Hybrid, que, em termos práticos, significa R$ 20 mil abaixo dos preços praticados em 2022. Os sedãs da Chery, Arrizo 6 e Arrizo 5 também apresentaram desvalorização acima dos 12,5%, bem como o Audi A3 Sedan, que ficou quase 40 mil reais mais em conta e parte de R$ 261 mil, podendo ser boas opções para quem busca um seminovo premium.