VW Voyage pode ser gerar bons negócios para quem busca um carro seminovo
Divulgação
VW Voyage pode ser gerar bons negócios para quem busca um carro seminovo

O mercado de sedãs zero km não é nada animador para quem gosta do segmento, já que as marcas lançam mais SUVs do que os tradicionais três volumes. Porém, o mercado de usados segue bem aquecido.

A Mobiauto realizou uma pesquisa de preços dos principais sedãs do mercado nacional, envolvendo os segmentos mais básicos, mas também contemplando veículos premium. A pesquisa foi coordenada pelo economista Sant Clair de Castro Jr, que também é CEO da plataforma.

A comparação utilizou somente veículos de ano/modelo 2021 e 2022, e confrontou os preços praticados no primeiro semestre de 2022 com o primeiro semestre de 2023.

O segmento segue dominado pelos compactos, mas os médios japoneses ainda se mostram os melhores negócios pelo ponto de vista financeiro.

Chevrolet Onix Plus apresentou maior valorização entre os sedãs
Reprodução
Chevrolet Onix Plus apresentou maior valorização entre os sedãs

Na lista da Mobiauto , cinco modelos valorizaram de 2022 para 2023, sendo dois deles da Chevrolet, dois da Fiat e um da Ford. O modelo que mais valorizou ( 2,04% ) foi o  Onix Plus LTZ 1.0 turbo 2022, que agora custa, em média, R$ 88.670,35. Valor próximo à mesma versão do modelo, mas com ano-modelo 2021, que custa R$ 84.104,79, apresentando uma valorização de 0,34% .

“Se você considerar que a depreciação média do mercado brasileiro para carros seminovos é de 5 ou 6%, nós encontraremos cerca de metade dos sedãs abaixo desse patamar. Ou seja, apesar de o segmento estar despertando pouco interesse nos compradores de zero km, o segmento de seminovos continua aquecido”, esclarece Sant Clair de Castro Jr.

“Maior prova disso é que, além do Onix Plus, os dois Fiat Grand Siena pesquisados conseguiram ganhar preço no último ano. E é um carro fora de linha. Quer maior prova de como esse segmento está aquecido?“, completa o economista.

Fiat Grand Siena Attractive saiu de linha no fim de 2021
Divulgação
Fiat Grand Siena Attractive saiu de linha no fim de 2021

Apesar de fora de linha, o  Fiat Grand Siena Attractive 1.4 valorizou 1,24% e custa R$ 60.904,79, enquanto a versão com motor 1.0 do mesmo veículo custa R$ 56.831,38, apresentando variação positiva de 0,31%.

O economista aponta também a baixa desvalorização do Hyundai HB20S , um dos poucos exemplares fora das principais marcas do segmento de sedãs de entrada que conseguem se estabelecer entre os melhores negócios.

 “O resultado é transparente: dos dez mais, o modelo da marca de origem sul-coreana fecha a nona e a décima posições. E o melhor: com versões de motor 1.0 e 1.6. Na prática, ele é muito bem cotado”, diz Castro Jr.

Voyage desvaloriza mais que sedãs importados
Reprodução
Voyage desvaloriza mais que sedãs importados

Entre os 10 piores, o  Volkswagen Voyage se destaca. O sedã derivado do Gol emplaca três versões entre as que mais desvalorizam. A versão 1.0 MPI (2022) perdeu 14,38% de valor de mercado, seguido da versão 1.6 MSI (2022), que desvalorizou 13,26%, enquanto a versão 1.6 automática, também 2022, caiu 11,51%, perdendo quase R$ 10 mil de valor de mercado.

O Voyage saiu de linha no início de 2023, entretanto, o Grand Siena não é mais fabricado desde o fim de 2021. O economista acredita que o mesmo efeito pode acontecer com o Voyage.

“Se observarmos o que houve com o Grand Siena, que se despediu em dezembro de 2021, e hoje já está muitíssimo bem cotado, arrisco dizer que esse poderá ser o futuro do sedã da Volks. Mas fica claro que, agora, não é hora de vendê-lo. Mas pode ser hora de comprá-lo”, explica. Veja os dez piores:

Toyota Corolla Altis Hybrid pode ser um bom negócio no mercado de seminovos
Divulgação
Toyota Corolla Altis Hybrid pode ser um bom negócio no mercado de seminovos

Vale destacar também a desvalorização 11,01% do  Toyota Corolla Altis Hybrid, que, em termos práticos, significa R$ 20 mil abaixo dos preços praticados em 2022. Os sedãs da Chery,  Arrizo 6 e Arrizo 5 também apresentaram desvalorização acima dos 12,5%, bem como o Audi A3 Sedan, que ficou quase 40 mil reais mais em conta e parte de R$ 261 mil, podendo ser boas opções para quem busca um seminovo premium.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!