A Renault está em um constante processo de expansão global e, para consolidar essa estratégia, em 2020, lançou o ambicioso projeto Renalution . Esse programa representa um investimento de 3 bilhões de euros e tem como alvo mercados estratégicos, tais como América Latina, Norte da África, Índia, Turquia e Coreia do Sul até 2027. Um dos modelos que já faz parte deste programa é o Megane E-Tech e o recém-anunciado Kardian . O futuro reserva o lançamento de sete veículos na nova plataforma CMF-B , que inclui vários carros e também um novo SUV cupê, cujo projeto foi revelado na última semana, um crossover pensado para competir no mercado brasileiro com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus , entre outros.
A informação foi revelada pelo site francês L`argus , conhecido por acertos antecipados da indústria francesa. O código do projeto foi batizado de D1312 e trará traços de um modelo cupê , tais como spoiler, linha de cintura alta e traseira com caimento contínuo. Além disso, o site diz que o design terá algumas partes semelhantes do Kardian e portas dianteiras e para-brisa do Renault Bigster.
De acordo com a publicação, ele utilizará um conjunto híbrido do Niagara , com um motor elétrico no eixo traseiro e outro na dianteira, além do sistema E-Tech Hybrid 4X4. Tudo isso atrelado a uma transmissão EDC de dupla embreagem e 6 velocidades , a mesma encontrada no Kardian.
Falando nele, o projeto do SUV cupê também deve usar o 1.0 turbo do Kardian. O tricilíndrico rende 125 cv, potência divulgada com etanol - ainda não foi falado o número com gasolina - e 22,4 kgfm de torque de 2.000 a 4.000 rpm, sendo que cerca de 90% da força está disponível abaixo dos 1.000 rpm.
A informação é que o projeto está bem adiantado, com previsão próxima de 2025. Primeiramente, o lançamento será vendido no Brasil, somente depois chegará aos demais mercados da América Latina.