Com faróis menores, visual do Golf fica mais próximo dos demais modelos da marca
Divulgação
Com faróis menores, visual do Golf fica mais próximo dos demais modelos da marca

Volkswagen revelou nesta quarta-feira a atualização de meia-vida do Golf , um de seus principais modelos. O lendário hatchback está mais moderno e mais eficiente do que nunca, graças às novas opções de motorização , detalhes visuais e equipamentos internos.

Na dianteira, a iluminação chegou ao logotipo da Volkswagen , que complementa a linha horizontal de LED, já presente desde a chegada da oitava geração. Os faróis trazem tecnologia IQ.LIGHT e também foram redesenhados, ficando mais compactos.

Pela primeira vez, logotipo da marca contará com contornos iluminados
Divulgação
Pela primeira vez, logotipo da marca contará com contornos iluminados

O desenho do para-choque também mudou e aumentou a área com os desenhos em colméia. Nas extremidades, seguem os faróis de neblina em formato de X . É possível observar uma leve inspiração no SUV Tiguan  de nova geração. A base do para-choque, pintada na cor preta, e com um formato de C nas laterais, estão presentes tanto no SUV , quanto no hatchback .

Na traseira, apenas as lanternas, que também são em LED, ganharam novos desenhos internos, e agora contam com efeitos tridimensionais , tanto no Golf Hatch quanto no Golf Variant

Além de atualizações visuais, versão GTI exibe novas rodas
Divulgação
Além de atualizações visuais, versão GTI exibe novas rodas

Internamente, o novo VW Golf traz muitas inovações. A central multimídia é a estrela do interior,  e conta com 10,2 polegadas . A peça é sensível ao toque e inspirada na que equipa a linha de  carros elétricos ID .

Entretanto, a grande novidade é o assistente de voz IDA , que pode obedecer comandos para ajustar o ar-condicionado , sistema de navegação e telefonia, mas também utiliza  inteligência artificial para buscar informações sobre previsão do tempo e conhecimentos gerais.

Interior do Golf fica mais moderno com nova multimídia
Divulgação
Interior do Golf fica mais moderno com nova multimídia

De acordo com a Volkswagen , o sistema, que faz sua estreia no Golf , contará com a última geração do ChatGPT , o chatbot de inteligência artificial que será integrado ao assistente de voz da marca. Essa tecnologia foi exibida na CES nas últimas semanas . O sistema pode acessar a base de dados do ChatGPT e responder perguntas e dúvidas que os ocupantes possam fazer durante as viagens.

Estacionamento remoto

O novo Volkswagen Golf traz uma versão aprimorada do Park Assist Plus , que pode detectar o espaço de vagas paralelas ou transversais, e realizar o procedimento de estacionamento, controlando o volante e os pedais. Além disso, o condutor poderá manobrar o veículo para dentro ou fora da vaga, estando do lado de fora do veículo .

O sistema Area View conta com quatro câmeras ao redor do novo Golf e permite visão 360º em situações de estacionamento, facilitando a visão das vagas e possíveis obstáculos.

Nove opções de motorização

Volkswagen promete recargas mais velozes para as versões híbridas plug-in do Golf
Divulgação
Volkswagen promete recargas mais velozes para as versões híbridas plug-in do Golf

Apesar de anunciar nove opções de motorização para o Golf , a Volkswagen não revelou muitos detalhes. O hatchback atenderá quase todas as opções de motores e oferece um conjunto híbrido leve , chamado de eTSI , híbrido plug-in nas versões eHybrid e GTE , turbo a gasolina (o já conhecido TSI ), e turbodiesel ( TDI ). As imagens de divulgação não exibem a  transmissão manual , o que pode indicar que esse câmbio não será mais oferecido no hot hatch , resta aguardar outras versões ainda mais esportivas.

Segundo a marca, mais derivações serão apresentadas ao longo de 2024, e a expectativa é que o Golf fique mais potente .

Versão perua, o Golf Variant, foi apresentado na versão R-Line
Divulgação
Versão perua, o Golf Variant, foi apresentado na versão R-Line

Uma versão elétrica não deve estar nos planos da Volkswagen para a oitava geração do modelo, e deve ser oferecida somente no Golf Mk9 , que deve chegar próximo do fim da década.

Entretanto, a fabricante alemã declarou que o conjunto híbrido plug-in do Golf ficará mais potente e terá alcance elétrico de aproximadamente 100 quilômetros , com o opcional de recarga em carregadores de corrente contínua , aqueles mais velozes.

Infelizmente, o Golf está fora do mercado brasileiro desde 2020 , quando 99 unidades do Golf GTE  de sétima geração foram oferecidas em nosso país. Desde então, as unidades do hatchback emplacadas por aqui aconteceram somente por importação independente .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!