Renault Twingo manterá as principais características visuais da primeira geração
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Renault Twingo manterá as principais características visuais da primeira geração

O Renault Twingo irá ganhar uma nova geração na Europa em 2026 e terá a missão de ser um carro elétrico acessível . O carrinho promete ser uma releitura da primeira geração do modelo , vendida no Brasil entre 1994 e 2002 , com cerca de 12 mil unidades comercializadas.

Segundo a marca francesa, a meta será oferecer o Twingo  com valores abaixo dos 20 mil Euros (R$ 105 mil) e ser o Renault elétrico de entrada  e também oferecer a melhor eficiência da categoria. Atualmente, o fabricante oferece a atual geração do modelo, por cerca de 27 mil euros.

O Twingo será posicionado abaixo dos  Renault 5Renault 4 e será produzido e desenvolvido pela Ampere , uma nova companhia do Grupo Renault dedicada à produção e desenvolvimento de veículos exclusivamente elétricos.

Segundo o CEO da Renault, Luca de Meo, o Twingo será equivalente aos rivais chineses em termos de preços e que os custos de produção serão 50% mais baixos quando comparados ao de um SUV do segmento C , apostando em menos uso de materiais e uma plataforma com bastante software embarcado. 

Essa declaração dá a entender que muitos itens no Twingo serão controlados por software, itens como ar-condicionado, por exemplo, não devem contar com comandos físicos, pensando justamente em reduzir materiais.

Renault prepara ofensiva para se preparar contra rivais chineses
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Renault prepara ofensiva para se preparar contra rivais chineses

Segundo a Renault, o Twingo será um veículo pensado para os centros urbanos e terá um nível de emissões de poluentes em todo o ciclo de vida (incluindo produção e reciclagem de peças) 75% menor que a “média do carro a combustão vendido na Europa em 2023”. Os executivos da marca ainda prometem um rendimento de 6,2 milhas por kWh , o que, convertendo dá cerca de 9,9 km por kwh , superior aos 5,61 km/kWh do Megane E-tech  e 6,9 km/kWh do Kwid E-tech .

O Twingo chegará em 2026 para complementar a nova oferta de carros elétricos da Renault no velho continente, que conta com Megane E-tech , também disponível no Brasil, e receberá nomes como Scenic , a partir do ano que vem, e Renault 5 e 4 nos próximos anos.

Segundo de Meo, a ideia com o Twingo é democratizar o acesso aos veículos elétricos e que a novidade terá os kei cars vendidos no Japão como inspiração. Por lá, esses mini carros urbanos representam um a cada três modelos vendidos em um mercado de 4,2 milhões de unidades por ano.

Entretanto, o posto de carro elétrico mais acessível oferecido pelo Grupo Renault seguirá sendo o Dacia Spring , ou Kwid E-Tech, como conhecemos aqui no Brasil. Na França, contando com incentivos fiscais, ele custa 15.800 Euros (R$ 83.450 em conversão direta), bem mais acessível que os 33 mil Euros (R$ 174 mil) cobrados pelo Megane elétrico .

No Brasil, um eventual Twingo ficaria posicionado entre o Kwid e o Megane , entretanto, os impostos de importação podem fazer seu preço se aproximar do SUV. 

Considerando o sucesso feito pelo Twingo no Brasil, o hatch com visual engraçadinho poderia retornar ao país.


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