As ruas já comprovam a popularidade dos segmento de SUVs no mercado brasileiro, mas a pesquisa mais recente da Mobiauto , apontou que o os “veículos utilitários esportivos”, tradução de Sport Utilities vehicles, representaram quase metade das vendas de automóveis de passeio e comerciais leves zero km . A marca é histórica para o segmento.
Um dos motivos pelo qual os SUVs estão dominando o mercado passa pelo esvaziamento de alguns segmentos, as station wagons (peruas), monovolumes e até alguns sedãs , já não são mais ofertados, até por conta do baixo interesse do público consumidor por esses veículos, dando preferência aos SUVs , que se destacam pela maior altura em relação ao solo e estilo próprio .
Apesar do sucesso, esse tipo de automóvel ainda é considerado caro, sempre custando acima da faixa dos R$ 100 mil . Abaixo desse valor, os SUVs só são encontrados em casos especiais, como por exemplo, o caso de vendas para pessoas com deficiência (PCD) .
Esse preço elevado afeta diretamente o segmento de usados, já que somente 13% dos automóveis vendidos nesse mercado são de SUVs .
A pesquisa foi feita utilizando os acessos dos compradores no portal da Mobiauto e representa os dados obtidos nos primeiros seis meses de 2023, e ainda compara com os números apresentados no primeiro semestre de 2021 e 2022.
Segundo o economista e CEO da Mobiauto, Sant Clair de Castro Jr. , as variações apresentadas em 2021 e 2022 são justificadas pelo período turbulento pós pandemia e por causa da crise no fornecimento de semicondutores, o que forçou a indústria a diminuir a produção em geral, principalmente dos carros mais baratos.
“Funcionava assim: suponha que a Stellantis recebesse um lote de peças. Em vez de usá-las para fazer Fiat Mobi, ela direcionava os componentes à produção de Jeep Commander, exatamente para aproveitar o faturamento de modelos mais caros”, explica Castro Jr.
Essa redução na oferta de carros “mais baratos” zero km ocasionou um crescimento de preços nos automóveis de entrada nos mercado de seminovos. Segundo a pesquisa, em 2023, já com a produção normalizada, a procura por esses modelos já retornou à faixa de 40%, número que era comum antes da pandemia.
Se os automóveis de entrada voltaram a ser procurados pelo consumidor de seminovos, os SUVs, preferidos de mais de 40% do público com condições de comprar um carro zero, tiveram o cenário inverso, e o CEO da Mobiauto afirma que a razão para isso são os preços do mercado de usados.
“Os SUV´s zero km estão entre os veículos que mais foram reajustados de 2021 pra cá. Os seminovos acompanharam essa alta e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, pois a renda não cresceu na mesma proporção”, esclarece.
O sucesso dos SUVs é inegável, mas eles podem estar começando a criar seus próprios concorrentes. O levantamento da Mobiauto ainda ressalta o crescimento do segmento de picapes . Sendo responsáveis por 7% de média histórica de buscas, esses modelos, que geralmente eram procurados por quem precisava de um veículo de trabalho, estão cada vez mais multiuso, e a procura passou a ser de 10% no primeiro semestre .
“Eu me atrevo a dizer que as picapes estão tirando clientes cativos dos SUV´s. Elas também ficaram mais caras durante a pandemia e, pela lógica anterior, deveriam ter diminuído o número de acessos. Mas essa alta nos diz o seguinte: uma parcela dos clientes que compraria um SUV passou a considerar a picape como opção de compra”, comenta o executivo.
Somente em 2023, tivemos a chegada da Chevrolet Montana , Ford Ranger , Ford F-150 , Ram Rampage e Ram 1500 , entre outras, mas vale ressaltar que a Montana compartilha plataforma com o SUV Tracker , enquanto a Ram Rampage e a Fiat Toro , por sua vez, dividem suas bases com o Jeep Renegade , outro SUV de bastante sucesso no mercado brasileiro.