A segunda “invasão” das marcas chinesas no setor automotivo brasileiro é completamente diferente da primeira, ocorrida há pouco mais de 10 anos. Atualmente, os automóveis chineses despontam em termos de tecnologia , design , conforto e preço , enquanto anteriormente, os asiáticos eram vistos com desconfiança.
Segundo a plataforma de anúncios OLX , a marca chinesa mais comercializada e pesquisada no portal é a Chery , que apresenta um share de vendas de 60% , além de crescimento de 2,8% na procura por seus veículos na plataforma.
Vale ressaltar que a pesquisa considerou os números de mercado entre janeiro e julho deste ano, e comparou com os mesmos números do ano passado.
A segunda fabricante chinesa com maior procura é a JAC Motors , seguida da extinta Lifan , que saiu do Brasil sem fazer alarde e foi adquirida pela também chinesa Geely em 2021.
Entre os modelos, o mais procurado, anunciado e vendido é o Jac J3 flex, com 18 % do market share das chinesas . Em termos de vendas, o J3 é seguido dos Chery QQ (14,9%), Tiggo 2 (6,6%) e Tiggo 5X híbrido (6%).
O levantamento da OLX não foca em veículos zero km e dificilmente veremos esses modelos das novas marcas anunciados por agora. A pesquisa ainda apontou quanto se pode economizar ao comprar um carro chinês usado .
A diferença entre o preço médio na plataforma
e o preço de tabela FIPE
pode indicar economia de até 40%
para quem procura um dos veículos chineses, como é o caso do Chery QQ
. Na sequência, outro modelo da Chery, o Celer
, também se destaca na economia (38,2%), seguido do Lifan
X60 (38%).
Curiosamente, o Tiggo 5X é um dos SUVs da “era moderna” dos veículos chineses. Nos últimos anos a Caoa Chery passou a oferecer apenas veículos híbridos , enquanto a Jac oferta opções de modelos exclusivamente elétricos .
Entretanto, a chegada de mais representantes chineses, como BYD e GWM , trazendo veículos híbridos e elétricos com acabamento próximo ao dos rivais europeus e preço bem mais acessível, voltou a trazer olhares para as chinesas.