Fiat Strada Ultra ganhou motor 1.0 turbo este ano
Divulgação
Fiat Strada Ultra ganhou motor 1.0 turbo este ano

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei (PL) 2.966/2019 , que pretende remover o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) d a compra de veículos de transporte de carga por pessoas físicas que são produtores rurais.

O projeto de autoria do senador Irajá (PSD-TO), determina que picapes e caminhonetes produzidas no Brasil com peso bruto total de até 3,5 toneladas , adquiridas por produtores rurais , serão isentas de IPI . A ideia, segundo o senador, é estimular o setor rural do país .

“O setor rural tem-se constituído no principal esteio da economia. Nessa linha de pensamento, convém evitar que a incidência de tributos sobre atividade tão importante ponha em risco os excelentes resultados que já vem obtendo e os aumentos de produção que dela se espera”, explica o senador Irajá.

A proposta não é nova, foi aprovada ainda em 2019 pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

Nelsinho Trad, relator do projeto, acredita que a medida estimulará o desenvolvimento do setor agropecuário , já que os veículos contemplados são de uso diário  pelos agricultores.

Apesar da aprovação na Comissão do Senado , o projeto será votado na Câmara dos Deputados , mas essa votação pode ser impedida em caso de recurso.

Produzida em Catalão (GO), Mitsubishi L200 Triton Sport se beneficiaria da medida
Divulgação
Produzida em Catalão (GO), Mitsubishi L200 Triton Sport se beneficiaria da medida

Quais seriam os requisitos para contar com isenção do IPI?

Em caso de aprovação do PL, o consumidor deverá comprovar que é pessoa física e produtor rural ; exercer profissionalmente na zona rural, agricultura, pecuária, apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais, ou extração e exploração vegetal e animal.

Além disso, o interessado deverá possuir inscrição estadual ativa; ser possuidor de pelo menos um módulo fiscal de área; e cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física (CAEPF) no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Quais picapes seriam contempladas pelo programa?

Algumas das principais picapes à venda no Brasil são importadas, mas se beneficiam de acordos comerciais com o Mercosul e possuem preços competitivos, como são os casos da Ford Ranger , Toyota Hilux  e Volkswagen Amarok  e Nissan Frontier , todas produzidas na Argentina , e a futura Fiat Titano , importada do Uruguai .

Do segmento de picapes médias, apenas a  Chevrolet S10Mitsubishi L200 Triton seriam beneficiadas. As picapes compactas  Fiat Strada e Volkswagen Saveiro , as compactas-médias como Chevrolet Montana , Fiat Toro,  Renault Oroch e até a  Ram Rampage se beneficiariam da medida.

Fonte:  Senado Federal

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!