Visual é bem similar ao C3 hatchback
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Visual é bem similar ao C3 hatchback

A Citroën  está passando por uma grande mudança desde que foi comprada pela Stellantis . A rede de concessionários está aumentando e a presença de modelos da marca nas ruas está crescendo, muito por conta do Projeto C-Cubed , que deu origem ao C3 e terá ainda dois modelos, com o próximo sendo o C3 Aircross .

C3 Aircross aposta em no segmento “adormecido” das minivans de sete lugares . Atualmente, somente a Spin resiste nesse setor, mas a Citroën já contou com ótimos representantes como o Picasso , C3 Picasso e C4 Picasso . Com altura elevada em relação ao solo - 200 mm de vão livre - a marca francesa considera o lançamento como um SUV . Até porque o volume dianteiro longo não é característico dos monovolumes.

O entre-eixos de 2,67 m bastou para dar um bom espaço
Julio Cabral
O entre-eixos de 2,67 m bastou para dar um bom espaço

Oficialmente, a Citroën brasileira confirmou o entre-eixos, que é de 2,67 metros , 13 cm maior que o C3 hatchback , e a capacidade do porta-malas, de 489 litros (medidos com blocos, no padrão VDA) nas versões de cinco lugares ou de sete lugares com os bancos removidos. A marca afirma que a remoção da terceira fileira é simples e intuitiva.

Entretanto, o C3 Aircross já é oferecido na Índia , e por lá, as dimensões são: 4,32 metros de comprimento ; 1,79 m de largura (sem espelhos) e 1,66 m de altura.

Saída superior de ar-condicionado ainda não foi confirmada para o modelo brasileiro
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Saída superior de ar-condicionado ainda não foi confirmada para o modelo brasileiro

Ainda na Índia, é oferecido uma das principais novidades que o C3 Aircross apresenta para o segmento. As versões com sete lugares (chamadas de 5+2), contam com uma generosa saída de ar-condicionado posicionada no teto. Além disso, um item já confirmado para o Brasil é o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, que, segundo a Citroën, será customizável.

A motorização será o 1.0 turbo , já conhecido dos  Fiat Pulse e Fastback e que, recentemente, passou a equipar as  versões topo de linha de Strada e Peugeot 208 . O câmbio será automático do tipo CVT em todas as versões.

Painel de instrumentos digital corrige uma das
Reprodução/Rushlane
Painel de instrumentos digital corrige uma das "falhas" do C3 hatch

A lista de equipamentos deve ser similar à do modelo indiano, que oferece airbags frontais , sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré , assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, freios ABS com distribuição eletrônica. Bem que poderia trazer equipamentos de segurança ativa, ou pelo menos mais airbags , pois só deve ter os frontais - pelo menos era assim no carro pré-apresentado à imprensa.

A cabine ainda terá o mesmo desenho do C3 “comum”, somente com o painel de instrumentos digital mais detalhado, diferenciando os interiores. Pelo preço mais elevado, um revestimento mais refinado nos bancos será bem-vindo. O que já foi confirmado pela Citroën é que haverão cinco saídas USB para os ocupantes carregarem smartphones, por exemplo.

Traseira segue o esquema visual das lanternas do C3, mas com uma régua as ligando
Julio Cabral
Traseira segue o esquema visual das lanternas do C3, mas com uma régua as ligando

Em abril, apuramos que o SUV terá preço abaixo do Renegade , atualmente comercializado por R$ 125.990 . Vale ressaltar que em abril, essa versão mais em conta do Jeep não era oferecida . A opção mais em conta era a Sport, de R$ 139.790 .

O lançamento do C3 Aircross está programado para “ até o fim de 2023 ”. Até o momento, a Citroën ainda não divulgou nenhuma data, nem soltou mais informações sobre a novidade.

Vale lembrar que o último trimestre promete ser  recheado de lançamentos da Stellantis , proprietária da Citroën. Além do C3 Aircross , a Fiat prepara a chegada da picape média Titano e da versão Abarth do  Fastback.

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