A Citroën está passando por uma grande mudança desde que foi comprada pela Stellantis . A rede de concessionários está aumentando e a presença de modelos da marca nas ruas está crescendo, muito por conta do Projeto C-Cubed , que deu origem ao C3 e terá ainda dois modelos, com o próximo sendo o C3 Aircross .
O C3 Aircross aposta em no segmento “adormecido” das minivans de sete lugares . Atualmente, somente a Spin resiste nesse setor, mas a Citroën já contou com ótimos representantes como o Picasso , C3 Picasso e C4 Picasso . Com altura elevada em relação ao solo - 200 mm de vão livre - a marca francesa considera o lançamento como um SUV . Até porque o volume dianteiro longo não é característico dos monovolumes.
Oficialmente, a Citroën brasileira confirmou o entre-eixos, que é de 2,67 metros , 13 cm maior que o C3 hatchback , e a capacidade do porta-malas, de 489 litros (medidos com blocos, no padrão VDA) nas versões de cinco lugares ou de sete lugares com os bancos removidos. A marca afirma que a remoção da terceira fileira é simples e intuitiva.
Entretanto, o C3 Aircross já é oferecido na Índia , e por lá, as dimensões são: 4,32 metros de comprimento ; 1,79 m de largura (sem espelhos) e 1,66 m de altura.
Ainda na Índia, é oferecido uma das principais novidades que o C3 Aircross apresenta para o segmento. As versões com sete lugares (chamadas de 5+2), contam com uma generosa saída de ar-condicionado posicionada no teto. Além disso, um item já confirmado para o Brasil é o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, que, segundo a Citroën, será customizável.
A motorização será o 1.0 turbo , já conhecido dos Fiat Pulse e Fastback e que, recentemente, passou a equipar as versões topo de linha de Strada e Peugeot 208 . O câmbio será automático do tipo CVT em todas as versões.
A lista de equipamentos deve ser similar à do modelo indiano, que oferece airbags frontais , sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré , assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, freios ABS com distribuição eletrônica. Bem que poderia trazer equipamentos de segurança ativa, ou pelo menos mais airbags , pois só deve ter os frontais - pelo menos era assim no carro pré-apresentado à imprensa.
A cabine ainda terá o mesmo desenho do C3 “comum”, somente com o painel de instrumentos digital mais detalhado, diferenciando os interiores. Pelo preço mais elevado, um revestimento mais refinado nos bancos será bem-vindo. O que já foi confirmado pela Citroën é que haverão cinco saídas USB para os ocupantes carregarem smartphones, por exemplo.
Em abril, apuramos que o SUV terá preço abaixo do Renegade , atualmente comercializado por R$ 125.990 . Vale ressaltar que em abril, essa versão mais em conta do Jeep não era oferecida . A opção mais em conta era a Sport, de R$ 139.790 .
O lançamento do C3 Aircross está programado para “ até o fim de 2023 ”. Até o momento, a Citroën ainda não divulgou nenhuma data, nem soltou mais informações sobre a novidade.
Vale lembrar que o último trimestre promete ser recheado de lançamentos da Stellantis , proprietária da Citroën. Além do C3 Aircross , a Fiat prepara a chegada da picape média Titano e da versão Abarth do Fastback.