Já falamos de todas as qualidades de ser o feliz proprietário de um sedã compacto. Versáteis, econômicos e bem equipados, podem ser um recurso interessante para viajar com a família ou até mesmo ir ao trabalho. Com câmbio automático, tudo pode ficar ainda melhor. Mas neste cenário perfeito, vale a pena ficar esperto sobre quais são os sedãs compactos mais gastões.

LEIA MAIS: Veja os 5 sedãs compactos mais econômicos do mercado

Para dar uma ajuda na hora da compra, a reportagem do iG Carros lista os cinco sedãs compactos mais gastões do Brasil para quem pretende terminar o ano de carro novo. Para elaborar o ranking, levamos em consideração o consumo da gasolina conforme o Inmetro. Confira também quais deles têm os maiores porta-malas da categoria.

LEIA MAIS: Confira os 5 maiores porta-malas entre os sedãs compactos do Brasil

5 - Honda City EX 1.5 AT - média de 13,4 km/l

O Honda City 2018 abre a lista dos sedãs compactos mais gastões com câmbio automático
Renato Maia/iG Carros
O Honda City 2018 abre a lista dos sedãs compactos mais gastões com câmbio automático

O mais econômico entre os mais gastões é o Honda City EX, equipado com câmbio CVT. De acordo com o levantamento do Inmetro, o carro é capaz de aferir 12,4 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina. No etanol, os números melhoram para 8,6 km/l e 10,3 km/l.

LEIA MAIS: Honda City x Toyota Yaris: quem vai melhor no comparativo?

O City está sempre disponível com motor 1.5, de 116 cv a 6.000 rpm e 15,3 kgfm a 4.800 rpm, acelerando de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos antes de atingir os 175 km/h de velocidade máxima. Seu porta-malas tem 536 litros de capacidade. Já precisa de um conjunto mecânico mais moderno e eficiente que o atual.

LEIA MAIS: Toyota Etios: sedã compacto  é a compra mais racional do mercado?

4 - Chevrolet Cobalt 1.8 LTZ AT - média de 12,7 km/l

Com motor antigo, o Cobalt é o quatro colocado entre os sedãs compactos mais gastões com câmbio automático
Divulgação
Com motor antigo, o Cobalt é o quatro colocado entre os sedãs compactos mais gastões com câmbio automático

Há um motivo claro para o Cobalt aparecer em nossa lista. O principal é que o carro tem o motor mais antigo entre os cinco sedãs mencionados, o popular GM Família 1 que aparece desde o Corsa da década passada. No caso do Cobalt, o 1.8 faz 11,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada, com gasolina, conforme o Inmetro. No caso do etanol, os números vão para 7,6 km/l e 10 km/l, respectivamente.

LEIA MAIS: Chevrolet Cobalt x Nissan Versa: briga quente entre sedãs compactos

Com motor 1.8, o Cobalt é capaz de desenvolver 111 cv de potência e 17,7 kgfm a 2.600 rpm. O câmbio de seis marchas é a mesma da minivan Spin que, por sua vez, também era utilizada na antiga geração do Cruze. O Cobalt é capaz de acelerar até 100 km/h em 10,5 segundos, tendo um dos melhores desempenhos de nossa lista. A velocidade máxima, neste caso, também é de 170 km/h. O porta-malas tem 563 litros de capacidade.

LEIA MAIS: Honda Civic Sport: modelo manual é versão para quem gosta de dirigir

3 - Volkswagen Virtus 1.6 MSI AT - média de 12,3 km/l

VW Virtus 1.6 MSI entra para a indesejada lista dos sedãs compactos mais gastões com câmbio automático
Renato Maia/iG Carros
VW Virtus 1.6 MSI entra para a indesejada lista dos sedãs compactos mais gastões com câmbio automático

Temos um novato em nossa lista de sedãs, uma vez que a Volkswagen tenta dar um novo estímulo para a venda de seus três volumes. Foram três lançamentos na categoria em dois meses: a nova geração do Jetta e as versões de Voyage e Virtus com câmbio automático. Este último, conforme o Inmetro, faz 10,8 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, com gasolina. No etanol, os números são 7,8 km/l e 9,8 km/l, respectivamente.

LEIA MAIS: Volkswagen Virtus: 5 coisas que não te contaram sobre o modelo

O novo Virtus traz o mesmo motor 1.6, de 116 cv de potência e 16,5 kgfm de torque a 4.000 rpm das versões básicas do sedã. Neste caso, o câmbio também é de seis marchas. De acordo com a marca, o Virtus 1.6 automático acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos, antes de atingir os 190 km/h de velocidade máxima. O porta-malas de 521 litros está entre os principais destaques do carro, bem como o espaço no banco traseiro e o conjunto bem acertado. 

LEIA MAIS: Toyota Yaris: o que ele tem de melhor que Etios e Corolla?

2 - Fiat Cronos 1.8 Precision AT - média de 11,8 km/l

Entre os sedãs compactos mais gastões da Fiat com câmbio automático, o  Cronos Precision 1.8 é mais beberrão
Renato Maia/iG Carros
Entre os sedãs compactos mais gastões da Fiat com câmbio automático, o Cronos Precision 1.8 é mais beberrão

Enquanto fazíamos o levantamento dos dados de consumo dos sedãs, imaginamos que o Cronos 1.3 GSR entraria para a lista no lugar do modelo Precision 1.8. Transmissões automatizadas costumam prejudicar mais o consumo que as automáticas com conversor de torque, mas este não é o caso do sedã da Fiat. De acordo com o Inmetro, a versão mais cara do Cronos faz 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina. No etanol, os números vão para 7,2 km/l e 9,6 km/l.

LEIA MAIS: Fiat Cronos 1.3 Drive: eis a versão mais equilibrada do sedã compacto

O Cronos 1.8 entrega 139 cv de potência e 19,3 kgfm de torque a 3.750 rpm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Trata-se do mesmo motor utilizado no Jeep Renegade, conferindo o melhor desempenho de nossa lista. O Cronos acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos, antes de atingir 196 km/h de velocidade máxima. Seu porta-malas tem 525 litros, superando o VW Virtus por uma pequena margem.

LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Veja vídeo

1 - Hyundai HB20S 1.6 Premium - média de 10,8 km/l

Entre os sedãs compactos mais gastões, o HB20 é o que o mais consome combustível, de acordo com o Inmetro
Divulgação
Entre os sedãs compactos mais gastões, o HB20 é o que o mais consome combustível, de acordo com o Inmetro

Eis a medalha de ouro no ranking menos desejado pelos sedãs compactos. O Hyundai HB20S tem conjunto mais gastão de sua categoria, mesmo com câmbio automático de seis marchas. O Inmetro divulga que o sedã é capaz de marcar 10 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada, sempre com gasolina. No etanol, a situação fica ainda mais difícil, com 6.9 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada.

LEIA MAIS: Flagra! Nova geração do Hyundai HB20 roda em testes, ainda camuflada

Enquanto a linha HB20 caminha para uma renovação, o modelo 1.6 atual entrega 128 cv de potência  e 16,5 kgfm de torque a 5.000 rpm.  De acordo com dados da fabricante, o carro acelera de  0 a 100 km/h fica na casa dos 10,6 segundos, antes de atingir 191 km/h de velocidade máxima. O porta-malas do destaque entre os sedãs compactos mais gastões tem capacidade de 450 litros. Mas o carro está prestes a passar por uma renovação completa, já no ano que bem. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!