Tamanho do texto

Lista inclui modelos que não pesam tanto no bolso para curtir o prazer de dirigir sem capota neste verão

O Brasil tem alguns atributos que tornam a aquisição de um conversível em algo muito interessante. Para começar, temos uma grande faixa litorânea. Imagine você, carioca, desfilando de capota aberta pela Avenida Atlântica ao sopro do vento marítimo. A segurança pública precária, entretanto, é o principal fator para desencorajar qualquer endinheirado (um Mini Cabrio S custa R$ 170 mil!) de realizar o sonho. Mas ainda temos alguns conversíveis seminovos interessantes para quem se arriscar na empreitada.

LEIA MAIS: Mico! Conheça 5 lançamentos que decepcionaram em 2018

Sabemos que ainda existem aqueles que não dispensam a sensação de abrir a capota em uma rodovia. Cabelos ao vento e um sentimento de liberdade que muitos imaginam ser exclusividade dos ricaços. Ledo engano, se considerarmos que é possível comprar um cabriolet na faixa dos R$ 50 mil. Para ajudar a fazer a melhor escolha, a reportagem do iG Carros separou 5 conversíveis seminovos até R$ 80 mil em diversas categorias que podem satisfazer seus desejos.

LEIA MAIS: Veja os 5 SUVs mais aguardados para o Brasil em 2019

1 - Mercedes-Benz SLK 230 MT 1998 - R$ 68 mil

O Mercedes-Benz SLK 230  tem várias razões para estar na lista, como tração traseira, versão manual e sobra de fôlego
Divulgação
O Mercedes-Benz SLK 230 tem várias razões para estar na lista, como tração traseira, versão manual e sobra de fôlego

 O SLK praticamente redefiniu o que se esperava de um cupê esportivo durante os anos 90. Sua geração R170 é lembrada como uma das mais elegantes entre todos os veículos da Mercedes-Benz na época. Com Bruno Sacco à frente do projeto (o pai do emblemático 190), o SLK chamou muita atenção quando foi apresentado no Salão de Turim de 1996.

LEIA MAIS: Confira 5 modelos que estarão entre os clássicos do futuro

Tratava-se de uma interpretação moderna no antigo 190SL dos anos 50. A versão 230 com câmbio manual foi uma das mais desejadas pelos endinheirados brasileiros, com 197 cv de potência e 28,5 kgfm de torque derivados de um motor 2.3 de compressor volumétrico acionado por correia. Entre outros detalhes, introduziu o conceito de capota rígida sobrável, que o torna um cupê ou conversível em 29 segundos. Basta apenas pressionar um botão no console central. 

LEIA MAIS: Veja os 5 seminovos mais vendidos do Brasil durante 2018

2 - Volkswagen Eos 2.0 FSI 2009 - R$ 80 mil

Volkswagen Eos não teve o brilho que a marca alemã esperava. Mas não deixa de ser uma boa opção entre os seminovos
Divulgação
Volkswagen Eos não teve o brilho que a marca alemã esperava. Mas não deixa de ser uma boa opção entre os seminovos

Em poucas palavras, o VW Eos é basicamente um Golf MK5 com carroceria de conversível. Foi nesta geração que a marca decidiu abandonar o nome Cabriolet para batizá-lo com uma alcunha completamente nova. Apesar de suas semelhanças com o hatch mais vendido do mundo, o Eos é descendente direto do antigo cupê Corrado, que teve sua produção encerrada em meados dos anos 90.

LEIA MAIS: VW começa a implementar concessionárias virtuais no Brasil

Foi um dos primeiros modelos a surgir com a motorização FSI, utilizado até mesmo pelo Audi TT. O modelo entrega 200 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, através de um câmbio automatizado de seis velocidades. Com esse conjunto mecânico, o Eos acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, antes de atingir seus 229 km/h de velocidade máxima. Como os carros da Volkswagen têm uma desvalorização baixa, o conversível é uma das opções mais salgadas de nossa lista. Mas ainda vale a pena pela diversão que proporcionará.

LEIA MAIS: Adeus! Veja 5 carros que poderão sair de linha no Brasil em 2019

3 - Peugeot 307 CC 2008 - R$ 54 mil

Peugeot 307 CC é um dos conversíveis seminovos mais baratos do mercado. O problema fica por conta da mecânica
Divulgação
Peugeot 307 CC é um dos conversíveis seminovos mais baratos do mercado. O problema fica por conta da mecânica

Achou o Eos muito caro? Uma das opções mais baratas de nossa lista é o polêmico 307 CC . A receita dos dois é semelhante, uma vez que o CC é feito sob a mesma base do hatch médio 307. Este é um dos tópicos mais polêmicos, uma vez que seu conjunto mecânico não era dos melhores.

LEIA MAIS: Veja a lista dos 10 carros mais vendidos em todo o mundo durante 2018

Enquanto o Volkswagen garantia um câmbio automatizado de seis velocidades, o 307 CC (de coupé-cabriolet, dois em um) tinha apenas quatro marchas. Seu entendimento com o motor 2.0 de 143 cv de potência e 20 kgfm de torque não era dos melhores, fazendo com que o Peugeot acelerasse de 0 a 100 km/h em longos 10,7 segundos. Desempenho abaixo da média para um modelo de proposta esportiva, mas que entra para a lista pelo preço atraente.

4 - Fiat 500 1.4 Cabrio 2015 - R$ 50 mil

Fiat 500 Cabrio está entre os conversíveis seminovos, mesmo que seu teto não seja necessariamente
Divulgação
Fiat 500 Cabrio está entre os conversíveis seminovos, mesmo que seu teto não seja necessariamente "cabriolet"

Outro modelo polêmico de nossa lista é o Fiat 500 Cabrio , que não chega a ser necessariamente um “cabriolet”, como o nome diz. Está mais para um teto panorâmico estendido e feito de lona. O preço competitivo, entretanto, pode te fazer relevar este detalhe.

LEIA MAIS: Confira os 10 melhores carros que andamos em 2018

As primeiras unidades do 500 Cabrio vieram da Polônia, mas recomendamos a compra dos modelos importados do México a partir de 2014, que vêm com motor flex, inclusive. É possível encontrar vários modelos com baixa quilometragem nos classificados online, sempre equipados com motor 1.4 de 107 cv e câmbio automático de seis velocidades. Por R$ 50 mil, é uma boa compra para quem curte seu estilo retrô.

LEIA MAIS: Conheça os 5 melhores sedãs que dirigimos até R$ 95 mil

5 - Mini Cooper Cabrio 1.6 S 2013/14 - R$ 80 mil

Mini Cooper S Cabrio é uma boa opção entre os conversíveis seminovos. Prepare a coluna, pois a suspensão é rígida
Divulgação
Mini Cooper S Cabrio é uma boa opção entre os conversíveis seminovos. Prepare a coluna, pois a suspensão é rígida

Eis um dos modelos mais divertidos de nossa lista, o Mini Cooper S na versão conversível. Além de toda a personalidade e carisma, o Cabrio fica um charme com a capota de lona rebatida. Por conta de sua suspensão rígida e a má qualidade do asfalto, uma boa parte dos proprietários prefere utilizar o compacto apenas aos fins de semana. Logo, encontrar um Mini Cabrio pouco rodado será uma tarefa fácil.

LEIA MAIS: Sedãs médios! Conheça os modelos que menos desvalorizam na categoria

Seu motor 1.6 turbo entrega 184 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, gerenciados através de um câmbio automático de seis velocidades. Por conta do baixo peso (pouco mais de 1,200 kg), o Mini Cabrio acaba se tornando um foguetinho de bolso. O 0 a 100 km/h acontece na casa dos 7 segundos, podendo chegar a 222 km/h de velocidade máxima entre os conversíveis seminovos .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.