O mercado de picapes está fervendo no Brasil. Foi-se o tempo em que só existiam picapes médias ou compactas, hoje há opções para diversas utilidades e bolsos. Na última semana, foram lançadas Ram Rampage e Ford Ranger , duas picapes de segmentos diferentes, mas que podem acabar se misturando.
A ideia da Rampage não envolve outras picapes, ao menos no discurso da Ram. O objetivo da marca do carneiro montanhês é que a nova picape seja o principal nome do segmento premium do Brasil , e até por isso, seu porte é a intersecção entre Toro e Hilux , dois benchmarks do segmento de picapes do Brasil. Se discorda, converse com a lista de emplacamentos dos últimos anos.
Com a Rampage , a Stellantis possui um produto entre a Toro e a Ram 1500 Classic , além de permitir consumidores acostumados com picapes médias tradicionais, como Toyota Hilux , Chevrolet S10 e Ford Ranger adentrarem a marca.
Com preços de lançamento na faixa de R$ 239.990 e R$ 269.990 , a Rampage topo de linha é R$ 20 mil mais barata que a Ranger XLT , versão mais em conta da novidade até o momento.
Em termos de tamanho a Rampage mede 5 metros de comprimento contra 5,32 m da Hilux e 5,37 m da Ranger , segmentos diferentes onde a comparação só existe por conta do preço acessível das versões voltadas para o trabalho das médias convencionais.
A rival ideal para a Rampage é a Maverick , tanto que o lançamento será comercializado nos Estados Unidos para combater a picape de entrada da Ford na terra do Tio Sam. A Rampage teve parte do seu desenvolvimento feito no Brasil e é fabricada em Pernambuco . Isso garante um preço menor do que a Maverick, que é importada do México, e custa R$ 244.890 nas versões somente a gasolina ou híbrida. Abaixo desse preço é possível encontrar a Rampage Rebel turbodiesel (R$ 239.990), e um pouco mais acima as versões Rebel a gasolina ou Laramie turbodiesel (R$ 249.990).
Em termos de dimensões, Rampage e Maverick são muito parecidas, mas a Ram se destaca pela caçamba 37 litros maior , altura em relação ao solo ( 26,4 cm x 21,8 cm , respectivamente) e melhores ângulos de entrada e saída, bem como a capacidade de carga de 750 kg na versão a gasolina e 1.015 kg na versão diesel . Já a Maverick só suporta 617 kg , e a Ranger, por sua vez, leva 1.037 kg na caçamba.
A Rampage traz a motorização 2.0 turbodiesel de 170 cv e 38,8 kgfm de torque como opção mais acessível para a gama, enquanto a versão 2.0 turbo a gasolina entrega 272 cv e 40,8 kgfm de torque , uma das picapes mais potentes do país. A Maverick traz o diferencial da versão híbrida , para quem pensa em consumo de combustível e quer se destacar na multidão, e combina um motor a combustão 2.5 e um propulsor elétrico para entregar até 194 cv e 21,4 kgfm de torque e 253 cv e 38,7 kgfm de torque na versão 2.0 turbo a gasolina.
Já a Ranger traz um V6 3.0 turbodiesel , que já equipou a F-150 nos Estados Unidos. São 250 cv de potência e 61,1 kgfm de torque, só perdendo para a Amarok 3.0 V6 em termos de potência (258 cv), mas vencendo no torque.
O câmbio da Ranger é automático de 10 velocidades , que equipa inclusive o Mustang . A Rampage conta com uma caixa automática de nove marchas , enquanto a Maverick uma automática de oito velocidades ou CVT , no caso da versão híbrida.
A mais rápida no 0-100 é a Rampage R/T a gasolina, completando a prova em 6,9 segundos , enquanto a Maverick também movida a gasolina leva 7,2 segundos e a híbrida, 8,7s . Entre as opções diesel, a Rampage acelera em 10,9 segundos , pouco mais que a potente Ranger , uma vez que a Ford faz a prova em 9,2 segundos . Aqui a comparação pode ser injusta, já que são 80 cv e 22,3 kgfm de torque a mais para a Ranger .
Em termos de consumo a vitória vai para a única picape híbrida do país, a Maverick, que faz médias de 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada , segundo a Ford. As médias da Maverick tradicional caem para 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada , mais próximas das médias da Rampage, que são de 7,9 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
A Rampage a diesel faz médias de 9,8 km/l no circuito urbano e 12,4 km/l no rodoviári o, enquanto a Ranger V6 faz 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Apesar de não ter anunciado oficialmente as versões 2.0 turbodiesel da Ranger , a Ford já revelou o consumo de combustível dessas variantes: 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada .
De série, a Rampage oferece tração 4x4 com reduzida , central multimídia de 12,3 polegadas , painel de instrumentos de 10,3” , bancos de couro - com 12 ajustes elétricos para o motorista -, conjunto ótico de LEDs, carregador de celular sem fio , sete airbags e monitor de ponto cego, controle de velocidade adaptativo, sistema de permanência em faixa e alerta de colisão frontal com frenagem de emergência .
A Maverick fica devendo o painel de instrumentos digital , carregador de celular e conectividade com Apple Car Play e Android Auto sem fio (a central tem 8 polegadas), bem como sensores de estacionamento, mas oferece câmera de ré para auxiliar nas manobras. A picape da Ford traz bancos de couro com 8 ajustes elétricos. É menos que na Rampage, mas ajuda a encontrar a posição de pilotagem perfeita.
A Ranger conta multimídias de 10 e 12 polegadas dependendo da versão, sempre com comandos sensíveis ao toque e conectividade sem fio com smartphones. O painel de instrumentos é totalmente digital , com 8 ou 12,4”, nas versões XLT e Limited, desde que tenha o pacote opcional.
Em termos de segurança, a Ranger fica “devendo”. Os sistemas de segurança ativos como Alerta de tráfego cruzado em marcha ré , assistente de permanência em faixa , monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, só estão disponíveis no pacote opcional da versão Limited . A Rampage já traz esses itens desde a versão de entrada .
A Rampage promete entrar de vez na briga, tanto por consumidores de picapes médias-compactas , como é o caso da Toro e Maverick , mas também promete incomodar a nova Ranger , que se destaca entre as médias .
As armas da Ram podem não ser tamanho, mas ela tem pacote de equipamentos mais completo pelo seu preço , podendo roubar as vendas não apenas das picapes da Ford. Ela também pode atrair o interesse de quem não pode ou não se interessa por picapes maiores. Sem falar os interessados por outros segmentos, caso dos SUVs . Parece que a novidade da Stellantis é o produto a ser seguido.